UNR

Em março aproveitei a viagem para o wintercamp e o interesse de um broda pra vender meu EEE e comprar um Samsung NC10. Já estava de olho no NC10 desde que saiu, por conta de duas coisas que me incomodavam no EEE: o teclado e a bateria. Tem outras características que não me importavam tanto como a tela maior (10"), o bluetooth incorporado e o disco de 160Gb (e o @jacklake veio reclamar que eu, que tinha defendido tanto o fato de o EEE usar um SSD, agora estava voltando atrás, mas o fato é que não tive escolha - se houvesse um NC10 com SSD, pegava na hora). De qualquer forma, o teclado decente e a bateria que dura o dobro do tempo foram os fatores decisivos pra mim.

Na época, li uns relatos do Ubuntu 8.10 nele, e parecia haver problemas. Instalei o Debian Lenny - poucos problemas, como o wi-fi só funcionar com um kernel mais atual do que o que vem com ele - e fiquei com ele por mais de um mês. Há algum tempinho, inventei de ao mesmo tempo compilar um kernel RT e rodar um aptitude upgrade. O gnome baleiou, e meu mouse sumiu. Depois de um dia tentando identificar o problema sem encontrar solução (consegui alguns dias depois), topei com um post comentando que estava sendo pré-lançado o Ubuntu Netbook Remix do Ubuntu 9.04, Jaunty Jackalope.

Eu já tinha lido sobre o UNR uns meses atrás, mas não gostava muito da idéia de uma interface "simplificada". Preferia meu desktop com XFCE que eu conhecia bem. Instalei, e começou me impressionando quando tudo funcionou direto: som, wifi, bluetooth, suspend, leitor de cartão SD, resolução da tela e todo o resto. Por alguns dias achei que ia sentir falta dos desktops múltiplos, mas nem isso. Fora que ele vem otimizado pra netbooks, e entre outras coisas a vida útil da bateria aumentou de cerca de quatro horas e meia pra quase seis horas.  A interface até que é bem pensada, tem algumas facilidades. Faltam algumas coisas, mas deixando sempre um terminal aberto e usando o gnome-do com o monte de plugins que ele tem, estou me movendo bem. Tem também todas as novidades do Jaunty: mudar a resolução do monitor externo sem reiniciar o X é bem doido. O skype rolou depois que instalei o applet pro gnome controlar o pulseaudio. Única zica que eu tenho encontrado de vez em quando é o wi-fi cair e deixar um rastro estranho no dmesg (algum problema com o módulo ath5k).

PS.: aliás, duas outras coisas que ainda não parei pra estudar: tenho a impressão que o cooler fica ligado por mais tempo e o disco gira mais com o UNR. mas não tenho certeza...

PPS.: rolou de novo o problema com o wi-fi. A mensagem de erro é "ath5k phy0: noise floor calibration timeout (2417MHz)". Mas agora consegui conectar com outra rede, o que pode indicar que o problema na real é no roteador wi-fi. Ou não?

Em março aproveitei a viagem para o wintercamp e o interesse de um broda pra vender meu EEE e comprar um Samsung NC10. Já estava de olho no NC10 desde que saiu, por conta de duas coisas que me incomodavam no EEE: o teclado e a bateria. Tem outras características que não me importavam tanto como a tela maior (10"), o bluetooth incorporado e o disco de 160Gb (e o @jacklake veio reclamar que eu, que tinha defendido tanto o fato de o EEE usar um SSD, agora estava voltando atrás, mas o fato é que não tive escolha - se houvesse um NC10 com SSD, pegava na hora). De qualquer forma, o teclado decente e a bateria que dura o dobro do tempo foram os fatores decisivos pra mim.Na época, li uns relatos do Ubuntu 8.10 nele, e parecia haver problemas. Instalei o Debian Lenny - poucos problemas, como o wi-fi só funcionar com um kernel mais atual do que o que vem com ele - e fiquei com ele por mais de um mês. Há algum tempinho, inventei de ao mesmo tempo compilar um kernel RT e rodar um aptitude upgrade. O gnome baleiou, e meu mouse sumiu. Depois de um dia tentando identificar o problema sem encontrar solução (consegui alguns dias depois), topei com um post comentando que estava sendo pré-lançado o Ubuntu Netbook Remix do Ubuntu 9.04, Jaunty Jackalope.

Trackback URL for this post:

http://efeefe.no-ip.org/trackback/4193